A Revista Eletrônica SEARA JURÍDICA é uma publicação eletrônica da UNIJORGE de acesso livre, anual, instituída e editada desde 2009 e, a partir de 2017, publica exclusivamente artigos científicos e de opinião, inéditos, avaliados pelo sistema de pares por especialistas da área (revisores ad hoc integrantes ou não do conselho editorial), com ênfase na multidisciplinaridade das diversas áreas das Ciências do Direito e temas especializados em cada edição.
A Revista Eletrônica SEARA JURÍDICA se apresenta com o firme propósito de contribuir para a pesquisa e as ciências sociais aplicadas no Brasil e no mundo, uma iniciativa da faculdade de direito desta instituição.
A linha editorial proposta pela revista é a jurídico-científica, com viés multidisciplinar, de periodicidade anual, consubstanciada por artigos produzidos por docentes e discentes da instituição, assim como, em grande medida, por pesquisadores vinculados a outras instituições.
Abordará temas específicos em cada edição, objeto do processo seletivo dos trabalhos a serem publicados, conforme disciplinado em editais específicos, lançados anualmente.
O conselho editorial é composto por renomados professores da UNIJORGE e de outras instituições, pesquisadores, docentes e cientistas que conferem a esta credibilidade, abertura acadêmica, pluralidade de ideias e de produção.
A finalidade precípua é munir a comunidade acadêmica e científica de conteúdo jurídico, por intermédio deste veículo de comunicação digital e de livre acesso, a partir de resultados de pesquisa de qualidade e excelência, fomentando e servindo de canal de discussão e debates sobre questões fundamentais, relevantes e prementes, em uma plataforma interdisciplinar, mas com variações e especificações temáticas para cada um dos seus volumes publicados, sempre objetivando contribuir para a sustentabilidade, desenvolvimento e difusão do conhecimento nacional e internacional.
Para atingir estes objetivos, além da indexação e o registro desta nas bibliotecas e diretórios digitais, a revista publica artigos completos em Português, Inglês ou Espanhol, com sistema de avaliação por pares (Double Blind Reviwers), preservando a identidade de autores e avaliadores e garantindo assim, a impessoalidade e o rigor científico necessários para a avaliação de um artigo.
Pretende operar sobre a plataforma Open Journal System (OJS), conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, gerido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e recomendado pela Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior – CAPES, garantias de editoração de maior eficiência e transparência.
ANO 14 | V.1 | N.20 | JAN - DEZ 2022
REGIMENTO DA SEARA JURÍDICA
Revista eletrônica do curso de Direito da Unijorge
Art. 1º. A Revista Eletrônica da UNIJORGE - Curso de Direito do Centro Universitário Jorge Amado - SEARA JURÍDICA, editada pela Coordenação do Curso de Direito em cooperação com o Núcleo de Publicações, tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e ensaios no campo do Direito e áreas afins.
Art. 2º. A Revista SEARA JURÍDICA tem como público-alvo docentes e discentes do curso de Direito da UNIJORGE, alunos dos cursos de pós-gradução desta e de outras instituições de áreas correlatas, bem como pesquisadores e profissionais envolvidos na produção jurídico-científica.
Art. 3°. As responsabilidades da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UNIJORGE – SEARA JURÍDICA - serão exercidas por um Conselho Editorial e um Conselho Consultivo.
§ 1°: Exercerá a função de editor um docente indicado pela coordenação do curso de Direito da UNIJORGE.
§ 2°: Compete ao editor:
I. Convocar e coordenar as reuniões do Conselho Editorial;
II. Coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da Revista;
III. Indicar o nome do(s) Editor(es)-Assistente(s).
§ 3°: Exercerá a função de Editor(es)-Assistente(s) o profissional do ramo jurídico ou professor do curso de Direito indicado pelo editor, ouvida a coordenação do curso de Direito, tendo como principal função distribuir os artigos recebidos ao Conselho Editorial e/ou aos consultores ad hoc, zelando pelo bom andamento da Revista e pela imparcialidade do processo de seleção.
Art. 4°. Compete ao Conselho Editorial elaborar a política editorial do periódico e a seleção dos artigos para publicação.
§ 1°: Integram o Conselho Editorial da Revista:
I. o Editor;
II. o(s) Editor(es)-Assistente(s);
III. no mínimo 2 (dois) docentes do curso de Direito da UNIJORGE.
§ 2°: De acordo com as necessidades, o Conselho Editorial poderá nomear consultores ad hoc para emitirem pareceres sobre qualquer artigo encaminhado.
Art. 5°. O Conselho Consultivo tem por competência fornecer apoio acadêmico ao Conselho Editorial, auxiliar na divulgação da revista SEARA JURÍDICA, opinar sobre sua qualidade e relevância, bem como emitir pareceres sobre as contribuições encaminhadas. Quando solicitado, poderá propor ideias e mudanças na política editorial vigente.
§ 1°: O Conselho Consultivo será constituído por no mínimo 10 (dez) e no máximo 40 (quarenta) membros, escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas ao Direito, sendo dois terços da Unijorge. O Conselho Consultivo pode ser substituído a critério do Conselho Editorial.
§ 2°: O Conselho Editorial, quando necessário, pode autorizar os membros do Conselho Consultivo a solicitar pareceres de consultores ad hoc.
Art. 6°. Compete ao Núcleo de Publicações a divulgação, editoração, produção gráfica, controle de assinantes e publicação da Revista.
Art. 7º. A revista eletrônica SEARA JURÍDICA terá periodicidade anual, sendo publicada no mês de dezembro.
§ 1°: A Revista contará com editorias referentes a artigos científicos e de opinião, composta por 14 (quatorze) artigos jurídicos, inéditos, que devem ser enviados ao longo de todo ano ou em resposta a editais temáticos.
§ 2° Os textos devem ser enviados:
I - em formato Word e enviados por correio eletrônico para [email protected]
II - A apresentação deve ser corrida, via e-mail, sem espaços extra entre parágrafos, cabeçalhos ou qualquer formatação especial. Nessa mensagem, os/as autores/as devem reconhecer expressamente que leram e aceitam as “normas para apresentação e publicação de artigos” à SEARA JURÍDICA. Todos os originais serão apresentados na versão definitiva, que não deve exceder 50 000 caracteres com espaços (incluindo notas e referências bibliográficas).
III - Os textos devem ser enviados em formato Word, em Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e margens normais (2,5 cm inferior e superior - 3 cm direita e esquerda).
IV - No corpo do e-mail devem ser incluídos para cada autor/a os seguintes elementos: nome, filiação institucional e endereço eletrónico e postal. Esta informação deve devidamente eliminada do documento, caso o texto siga para avaliação. Poderão ser incluídos nos artigos apresentados quadros, figuras, fotografias ou desenhos que esclareçam os argumentos expostos, desde que em número reduzido e fornecidos com qualidade (resolução de 300 dpi e um mínimo de 11 cm de largura) para impressão a preto e branco. As imagens devem ser enviadas no mesmo documento do texto e também separadamente, com extensão JPEG ou TIF. O tipo de letra que as imagens eventualmente contenham deverá ser Helvetica (em alternativa Arial), corpo 9, regular. Todas as imagens têm de ser acompanhadas por indicação clara da fonte e dos respetivos direitos de autor.
V - Os artigos serão sempre acompanhados por um resumo e título em português e inglês (e de preferência também em espanhol). O resumo não deve exceder os 900 caracteres com espaços. Os/as autores/as deverão também sugerir um conjunto de palavras-chave em número não superior a 5, em português e inglês (e se possível em espanhol).
Art. 8°. A Revista terá formato eletrônico, mediante hospedagem no sítio da UNIJORGE. § 1°: A Revista terá acesso irrestrito e gratuito.
Art. 9º. Serão aceitos trabalhos, inéditos, entendidos estes os que não foram nem publicados e nem estejam no prelo para publicação.
§ 1°: O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias.
§ 2°: Os trabalhos já publicados serão aceitos em caráter excepcional e por deliberação unânime do Conselho Editorial, desde que sejam de suma importância para a edição correspondente.
Art. 10º. A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.
Art. 11º. Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do curso de Direito da UNIJORGE ou do Núcleo de Publicações.
Art. 12º. A critério do Conselho Editorial, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira moderna (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano).
Art. 13º. Os originais deverão ser apresentados de acordo com as normas constantes do edital de submissão de textos, todavia, caso necessário, poderão ser adaptados para fins de editoração, em adequação a estas normas da Revista.
Art. 14°. As colaborações para a Revista devem ser enviadas à Coordenação do Curso de Direito da UNIJORGE ou ao Núcleo de Publicações, de acordo com as normas editoriais.
Art. 15°. A autoria dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo pelos membros do Conselho Editorial.
Art. 16°. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Unijorge – SEARA JURÍDICA.
ANO 1 | V. 1 | N. 1 | JAN - JUN 2009
ANO 1 | V. 2 | N. 2 | JUL - DEZ 2009
ANO 2 | V. 1 | N. 3 | JAN - JUN 2010
ANO 2 | V. 2 | N. 4 | JUL - DEZ 2010
ANO 3 | V. 1 | N. 5 | JAN - JUN 2011
ANO 3 | V. 2 | N. 6 | JUL - DEZ 2011
ANO 4 | V. 1 | N. 7 | JAN - JUN 2012
ANO 4 | V. 2 | N. 8 | JUL - DEZ 2012
ANO 5 | V. 1 | N. 9 | JAN - JUN 2013
ANO 5 | V. 2 | N. 10 | JUL - DEZ 2013
ANO 6 | V. 1 | N. 11 | JAN - JUN 2014
ANO 6 | V. 2 | N. 12 | JUL - DEZ 2014
ANO 7 | V. 1 | N. 13 | JAN - DEZ 2015
ANO 8 | V.1 | N.14 | JAN - DEZ 2016
ANO 9 | V.1 | N.15 | JAN - DEZ 2017
Este artigo tem por objeto tecer alguns comentários sobre a condição do idoso na sociedade brasileira, fato que fere sensivelmente a dignidade da pessoa humana. Para o desenvolvimento deste trabalho levaremos em consideração, preliminarmente, os Direitos Humanos, demonstrando que eles possuem uma valoração desde há muito tempo e a sua conservação é fator preponderante a uma vida com dignidade....
Ler artigoO artigo discute, no universo da moda e mais amplamente na indústria têxtil os institutos jurídicos garantidores dos direitos de autor na intenção de manter a lealdade da concorrência comercial e industrial. Identifica que a moda envolve diversas perspectivas, tais como, culturais, econômicas e jurídicas, apesar de ser tratada frivolamente por alguns estudiosos...
Ler artigoO presente artigo aborda a importância patrimonial da inovação tecnológica. Neste escopo, ressalta, em primeiro lugar, a relevância do fomento de políticas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), como elemento motor do desenvolvimento econômico...
Ler artigoO escopo do artigo é a análise da Justiça Militar da União no que tange sua competência para o julgamento de civis em tempo de paz, expondo, por sua vez, a harmonização com os princípios da Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, verificar-se ainda, se a incumbência desta competência se encontra em conformidade com os vigentes padrões jurisprudências da Corte Interamericana de Direitos Humanos...
Ler artigoO problema de pesquisa édefinir qual a regulação ótima das criptomoedas, em termos de eficiência.Usando a regulação vigente no Brasil como ponto de referência, as propostas e hipóteses legislativas como alternativas; e, os métodos oferecidos pela Análise Econômica do Direito - AED, Rational Choice Theorye pela Teoria dos Jogos como critérios de julgamento...
Ler artigoDesde a implantação da Defensoria Pública sua atuação é de suma importância, por assumir o múnus público para garantia do acesso à justiça aos hipossuficientes que litigam nos juizados federais, criminais e justiça comum. Entretanto, há um órgão do Poder Judiciário que...
Ler artigoO Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) foi editado há mais de quinze anos. Mas não parece. Essa afirmação chega mesmo a surpreender. Quase duas décadas após a sua edição, a aplicação de seus preceitos legais ainda é bastante restrita....
Ler artigoThe purpose of this paper is to study the current low level of quality of public services in Brazil, in order to identify a relation between the bad quality of such provisions and the protests that have increasingly taken place in the country. Among other requests, some protests were initially against the low quality of services provided to population, especially public transportation...
Ler artigoANO 10 | V.1 | N.16 | JAN - DEZ 2018
O objetivo do presente trabalho é verificar se, a luz dos princípios da prevenção e da precaução, a natureza jurídica da responsabilidade administrativa ambiental deve ser considerada subjetiva ou objetiva, por meio de pesquisa de jurisprudência e pesquisa bibliográfica...
Este trabalho tem por objetivo principal analisar a reverberação dos efeitos jurídicos do tombamento no inventário, tendo como metodologia pesquisa bibliográfica. O trabalho abordará os cinco instrumentos protetivos do patrimônio cultural que estão esculpidos no art. 216, §1º, da Constituição Federal para...
O presente trabalho aborda as variantes surgidas com a Lei 13.786, de 27 de dezembro de 2.018, que “altera as Leis nos 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979,..
O presente artigo tem por escopo analisar à luz dos princípios constitucionais e administrativos a possibilidade ou não de participação de parentes em licitação pública, bem como elucidar os impedimentos elencados pela Lei 8.666/93 em seu art. 9º...
A cultura é bastante difícil de ser definida, pois ela se reflete no modo de pensar, estilo de vida, em uma religião, mais do que isso, ela nos leva ao sentimento de pertencimento no contexto social, revelando que existem particularidades entre determinados grupos sociais...
Este artigo faz um breve estudo sobre o modelo alternativo à escolarização formal conhecido no exterior como Homeschooling, ou simplesmente traduzido para português como Ensino Doméstico...
ANO 11 | V.1 | N.17 | JAN - DEZ 2019
ANO 12 | V.1 | N.18 | JAN - DEZ 2020
ANO 13 | V.1 | N.19 | JAN - DEZ 2021
Fernanda Ivo Pires (Editora Chefe) - Doutora
Luis Carlos Monteiro Laurenço - Doutor
Camilo de Lelis Colani Barbosa - Doutor
Rafaela Alban - Doutora
Ana Lívia Carvalho Figueiredo Braga - Doutora
Maria de Fátima Cardoso - Doutora
Karine da Costa Rocha Baptista - Mestra
Rita de Cássia Simões Moreira Bonelli - Doutora
Fabio Periandro de Almeida Hirsch - Doutor
Juliette Robichez - Doutora
Vera Mônica Talavera - Doutora
Lucas Gabriel Santos Costa - Doutor
Ângelo Boreggio - Mestre
Rodrigo Castro - Mestre
Lucas Rego Rodrigues - Mestre
Cínzia Bezerra Carvalho - Mestra
Milena Tanure
Patricia Guerra Azevedo
Rafael Cerqueira
Milena Tanure
Patricia Guerra Azevedo
Lizie Catarine Rosário de Souza (Estagiária)
Desenvolvedor WebPedro Nogueira
David José Lima