A Revista Eletrônica Candombá é uma publicação do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). A revista é o resultado da iniciativa dos professores de biologia da UNIJORGE para sistematizar e formalizar conhecimentos construídos nos Trabalho de Conclusão de Curso e Programas de Iniciação Científica bem como de interagir com pesquisadores de outras instituições que desejam ter seus trabalhos divulgados.

Trata-se de uma revista eletrônica cujo conteúdo está aberto para consulta da comunidade acadêmica. O formato de periódico a aproxima dos estudantes e professores da UNIJORGE, assim como dos de outras instituições de ensino, pesquisadores e técnicos. Com isso, buscamos colaborar para a divulgação do conhecimento científico para quem trabalha diretamente com ambiente, saúde e educação, sendo mais um esforço na redução da lacuna entre a pesquisa e a prática profissional, além de incentivar para a atuação comprometida por parte dos profissionais das ciências biológicas.

Essa atuação comprometida requer dos biólogos formados ou em formação a capacidade de análise crítica, de inovação e de investigação científica diante de problemas que surgem na sua atividade, devendo traduzir-se em soluções adequadas, numa perspectiva ética e socialmente referenciada.

Construir soluções adequadas exige conhecer o contexto, reconhecer o que é peculiar em cada ecossistema, em cada comunidade, em cada escola, em cada planta, em cada animal, em cada objeto que tomamos como tema de estudo. Significa, também, tentar compreender as aparentes contradições com as quais nos deparamos em nossa busca de compreensão do mundo: o aluno inteligente que não aprende; o professor que aprende quando pensa apenas ensinar; a comunidade que zela pelo ambiente mesmo sem ter noções da ciência Ecologia; a floresta exuberante em solo pobre e raso; a planta que não se queima, mas que propaga o fogo... Significa ir além da aparência.

O Candombá (Vellozia sincorana L.B.Sm. & Ayensu) é uma planta endêmica da Chapada Diamantina, que possui caule grosso e fibroso e que apresenta grande resistência às queimadas. Apesar disso, produz uma resina que queima muito facilmente, mesmo quando úmida, favorecendo a propagação de incêndios. Freqüentemente, observa-se seu caule revestido apenas por vestígios de folhas secas, chamuscadas pelo fogo. Suas folhas são usadas, tradicionalmente, para acender o fogão a lenha. Citada por Euclides da Cunha, em Os Sertões, publicado em 1902:

[...] aquela flora agressiva abre ao sertanejo um seio carinhoso e amigo. [...] Cercam-lhe relações antigas. Todas aquelas árvores são para ele velhas companheiras. Conhece-as todas. Nasceram juntos; cresceram irmamente; cresceram através das mesmas dificuldades, lutando com as mesmas agruras, sócios dos mesmos dias remansados. O umbu desaltera-o e dá-lhe a sombra escassa das derradeiras folhas; o araticum, ouricuri virente, a mari elegante, a quixaba de frutos pequeninos, alimentam-no a fartar; as palmatórias, despidas em combustão rápida dos espinhos numerosos, os mandacarus talhados a facão, ou as folhas dos juás – sustentam-lhe o cavalo; os últimos lhe dão ainda a cobertura para o rancho provisório; os caroás fibrosos fazem-se cordas flexíveis e resistentes... E se é preciso avançar a despeito da noite, e o olhar afogado no escuro apenas lobriga a fosforescência azulada das cumanãs dependurando-se pelos galhos como grinaldas fantásticas, basta-lhe partir e acender um ramo verde de candombá e agitar pelas veredas, espantando as suçuaranas deslumbradas, um archote fulgurante... A natureza toda protege o sertanejo. Talha-o como Anteu, indomável. É um titã bronzeado fazendo vacilar a marcha dos exércitos. (CUNHA, 2005, p. 87, grifo nosso).

Nomear nossa revista de Candombá é uma forma de manifestarmos nosso compromisso com os contextos locais e nossa intenção de superarmos o deslumbramento diante das contradições com as quais nos deparamos em nossa experiência de pesquisa. Através da atitude investigativa, devemos buscar explicar o inusitado, o extraordinário, o inesperado, mas, o que é mais importante, sem nunca deixarmos de continuar nos surpreendendo, sem nunca perder o encantamento. Assumindo o seu caráter contraditório, nossa tarefa é DESENCANTAR, sem deixar de se ENCANTAR...

REFERÊNCIA
CUNHA, Euclides de. Os sertões. Disponível em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/autores/euclidesdacunha/ Acesso em: 10 out. 2005

Artigos Recentes

ANO 17 | V.2 | N.17 | JAN - DEZ 2021

XYLOPIA SERICEA A. ST.-HILL. (ANNONACEAE), UMA ESPÉCIE NATIVA POLINIZADA POR THRIPS (THYSANOPTERA)?

Danielli Wendy da Silva
Joicelene Regina Lima da Paz
Edinaldo Luz das Neves
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Camellia sinensis (L.) Kuntze (Theaceae): UMA REVISÃO SOBRE OSBENEFÍCIOS E RISC OS À SAÚDE DO CHÁ VERDE

Sheize Caroline dos Santos Azevedo
Taís de Jesus Santos
Joicelene Regina Lima da Paz
Ler artigo

HÁBITOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SALVADOR– BA, BRASIL

Andréia de Sousa Rocha Barreto da Silveira
Evelin Keila dos Santos Bomfim
Erica Etelvina Viana de Jesus
Juliana Silvestre Silva
Alex José Leite Torres
Ler artigo

COMUNIDADE DE ABELHAS EM DIVERSOS MÉTODOS DE AMOSTRAGEM: FENOLOGIA E SAZONALIDADE DE UMA RESTINGA COSTEIRA EM MANGUE SECO, LITORAL NORTE DA BAHIA

Lairis Perreira Goes
Joicelene Regina Lima da Paz
Wagner Pereira Silva
Andréia de Sousa Rocha Barreto da Silveira
Edinaldo Luz das Neves
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Normas

REGIMENTO DA CANDOMBÁ
Revista eletrônica do curso de Biologia da Unijorge

Normas

Candombá - Revista Virtual aceita trabalhos na forma de artigos, comunicações, resenhas e relatos de experiências, que devem resultar de pesquisas originais concluídas ou de trabalhos de revisão bibliográfica desenvolvidos pelo(s) autor(es) e versar sobre temas relativos às áreas de Ciências Biológicas e Ensino de Ciências e Biologia, nas suas mais variadas relações e possibilidades. Entretanto, serão selecionados apenas aqueles de reconhecida relevância cultural, não importando a sua matriz epistêmica. Os textos recebidos serão submetidos ao Conselho Editorial, a quem cabe a decisão de publicá-los ou não. Cada trabalho será examinado por pelo menos dois membros do Conselho, que emitirão parecer circunstanciado no caso de recusa, o qual estará à disposição do(s) autor(es). Os trabalhos devem obedecer ao seguinte padrão:

Organização:

- Os textos com enfoque na área educacional devem contemplar revisão da literatura pertinente, fundamentação teórica e metodológica, apresentação e discussão do conhecimento produzido.
- Os textos resultantes de pesquisas de campo ou experimentais nas áreas de Ciências Biológicas devem conter os seguintes elementos: introdução (contendo os objetivos e a justificativa do trabalho), metodologia (ressaltando materiais utilizados e os procedimentos adotados), resultados, discussão e considerações finais.
- Digitação, preferencialmente, no editor de textos Word for Windows 2000 e arquivo salvo, obrigatoriamente, em extensão .DOC e .RTF.

Título e subtítulo:

Título em letras maiúsculas e em negrito; tamanho da fonte 14; centralizado e com espaço simples entre linhas.Subtítulo (se houver) em letras minúsculas e em negrito; tamanho da fonte 14 e separado do título por dois pontos.

Identificação do(s) Autor(es):

- Letras em formatação destacada (itálico) - Nomes completos posicionados entre o título e o resumo, separados destes por um espaço.
- As credenciais do autor (créditos acadêmicos e vinculação institucional) devem estar em nota de rodapé (tamanho da fonte 8), incluindo endereço eletrônico, com asterisco de referência colocado sobrescrito ao final do(s) nome(s).

Epígrafe (se houver):

Em itálico, entre a identificação dos autores e o resumo, com indicação da fonte (AUTOR, data).

Resumo e palavras-chave:

- Resumo com tamanho máximo de 10 linhas, em espaço simples, justificado, tamanho da fonte 10.
- Posicionamento do resumo após o nome do autor, com alinhamento justificado e texto em itálico,do seguinte modo: RESUMO: texto do resumo
- Indicação, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave que indiquem área temática, separadas por vírgula e finalizadas por ponto. Ex.: PALAVRAS-CHAVE: Palavra 1, palavra 2, ... palavra 5.

Abstract e Keywords:

- Usar a mesma formatação do resumo e das palavras-chave

Formatação do texto:

- Papel A4
- Margens superior e inferior 2,5 cm
- Margens esquerda e direita 3,0 cm
- Fonte Times News Roman
- Tamanho da fonte 12
- Espaçamento entre linhas 1,5
- Alinhamento justificado
- Extensão média de 12 páginas para artigos (incluindo resumo, abstract, referências e anexos) e de 6 páginas para comunicações, resenhas e relatos de experiências, sem qualquer preocupação com projeto gráfico ou paginação.
- Ilustrações, tabelas e similares devem possuir qualidade para reprodução gráfica (arquivos eletrônicos com no mínimo 660 dpi).

Tabelas:

DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 13º. Os originais deverão ser apresentados de acordo com as normas constantes do edital de submissão de textos, todavia, caso necessário, poderão ser adaptados para fins de editoração, em adequação a estas normas da Revista.

Figuras:

- Enviar as ilustrações em arquivos separados, no tamanho máximo de 23,0 × 17,5 cm, incluindo preferencialmente o espaço necessário para a legenda.
- A legenda deve ser colocada na parte inferior.

Referências:

Exemplos

Livro:

- Devem se restringir às obras citadas no corpo do trabalho.
- Dispostas no final do texto, em ordem alfabética, segundo a norma da ABNT em vigor: NBR 6023, de agosto de 2002.

Livro:

POTT, V. J.; POTT, A. Plantas aquáticas do Pantanal. Brasília: Embrapa, 2000. 404 p.

Capítulo de livro:

DE ROSE, E. H.; NÓBREGA, A. C. L. Drogas lícitas e ilícitas. In: GHORAYEB, N.; BARROS, T. O. Exercício. São Paulo: Atheneu, 1999. p. 395-405. Artigo de periódico: ALBUQUERQUE, W. P. de. Plantas forrageiras da Amazônia. Acta Amazônica, v. 11, n. 3, 1981, p. 457-471. SIMÃO, A. M. V.; CAETANO, A. P.; FLORES, M. A. Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. Educação e Sociedade, v. 26, n. 90, 2005, p.173-188. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2005.

Trabalhos acadêmicos:

RAMALHO, M. Diversidade de abelhas (Apoidea, Hymenoptera) em um remanescente de Floresta Atlântica, em São Paulo. 1995. 144 f. Tese (Doutorado em Zoologia) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. SANTOS, Paulo Roberto dos. A questão da neutralidade: um debate necessário no ensino de ciências. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2005.

Resumo de trabalho apresentado em evento científico:

MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443. SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propesq. ufpe.br/anais/anais/ educ/ce04.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

Resumo de trabalho apresentado em evento científico:

- MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443. SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propesq. ufpe.br/anais/anais/ educ/ce04.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

Encaminhamento:

- Os trabalhos devem ser encaminhados à revista, aos cuidados do editor, via e-mail: [email protected] ou, alternativamente, no caso de arquivos acima de 2 MB, recomenda-se encaminhar uma cópia em CD-ROM, contendo o nome do(s) autor(es) e do(s) arquivo(s) na etiqueta, para a Diretoria de Ciências Biológicas.
- Serão publicados dois números da revista anualmente, nos meses de maio e outubro, com datas-limite para o envio de trabalhos no último dia de março e no último dia de agosto de cada ano.

O conteúdo dos trabalhos, inclusive no aspecto gramatical, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Edições anteriores

2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

ANO 1 | V. 1 | N. 1 | JAN - DEZ 2005

As abelhas sem ferrão (Apidae Meliponina) residentes no campus Federação Ondina da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Solon Guimarães Xavier de Souza, Alex Fabian Rabelo Teixeira, Edinaldo Luz das Neves, Amada Mariana Costa de Melo
Ler artigo

Educação, Progresso e Disciplina na Salvador Republicana a criança como ponto de partida

José Augusto Ramos da Luz
Ler artigo

Estudo das relações entre a mente, o olhar e o gesto nas práticas cotidianas

Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

História da ciência e a diversidade de orientações sexuais natureza, cultura e determinismo

Valter Forastieri
Ler artigo

Matéria orgânica na plataforma continental brasileira origem, importância e implicações

Audrey Macêdo de Carvalho, Glariston de Oliveira Filho, Evanildo A. Santos, Regina Silva dos Santos,Vera Lúcia Câncio Souza Santos
Ler artigo

Mudando valores na escola_ praticando educação ambiental

Lia da Costa Alvim Alvarenga
Ler artigo

Noção de Fotossíntese obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência

Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Qualidade da Educação Pública Brasileira

Airam Dargélia Conceição Lordêllo
Ler artigo

Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador

Mariléia Muniz Mendes Alencar
Ler artigo

Um naturalista na América do início do século XIX

Marcelo Oliveira de Faria
Ler artigo

ANO 2 | V. 1 | N. 2 | JAN - DEZ 2006

A indisciplina no cotidiano escolar

Claudevone Ferreira dos Santos, Marinildes Figueredo Nunes
Ler artigo

Abordagem dos temas transversais nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, no Distrito de Arembepe, município de

Tereza Joelma Barbosa Almeida
Ler artigo

Aprendizagens sobre o Candombá... e sobre as relações entre sujeitos... e entre sujeitos e candombá

Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Educação contemporânea e currículo escolar alguns desafios

Ivanê Dantas Coimbra
Ler artigo

Identificação das conchas de gastrópodos ocupadas por paguros (Decapodas, Anomura, Paguroidea) Praia da Penha, Salvador - Bahia

Girlene Silva dos Santos, Liziane Martins, Pablo Sales Gonzalez, Terencio Rebello de Aguiar Júnior, Elinsmar Vitória Adorno, Audrey Macedo de Carvalho
Ler artigo

Tipos Polínicos dos Visitantes Florais do Umbuzeiro (Spondias tuberosa, ANACARDIACEAE), no Território Indígena PANKARARÉ, Raso da Catarina, Bahia, Brasil

Lílian Santos Barreto, Synara Mattos Leal, Joseane Costa dos Anjos, Marina Siqueira de Castro
Ler artigo

ANO 3 | V. 1 | N. 3 | JAN - DEZ 2007

A construção do Nordeste como região do atraso nos discursos sobre a exploração econômica da cana-de-açúcar

Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

A festa do Vale Encantado... ou o X Festival da Cachaça (de) Abaíra dimensões espetacular, interativa e educativa

Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Adaptação de juvenis selvagens de Centropomus undecimalis (Bloch, 1792) (Pisces, Centropomidae) ao ambiente controlado

José Luiz Sanches Gonçalves Junior, Virgínia Guimarães Almeida, José Jerônimo de Souza-Filho
Ler artigo

As contribuições dos endocrinologistas para a prática docente o professor e o livro didático amenizando a distância social por meio da linguagem

Liziane Martins, Girlene Silva dos Santos
Ler artigo

Comparação florística entre um fragmento de Mata Atlântica e ambientes associados (restinga e manguezal) na cidade de Salvador,

Taís Soares Macedo, Luciana Lima Fernandes, Débora Ferreira da Silva, Arlene Soares Varjão, Ariane Santos das Neves, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Comunidades litorâneas afetadas pela pesca com explosivos na Baía de Todos os Santos Ba uma análise da condição sócio-econômico-ambiental

Terencio Rebello de Aguiar Junior, Eduardo José dos Reis Dias
Ler artigo

Discutir a relação resíduos de serviço de saúde, impactos ambientais e ação educativa

Regina Silva dos Santos Coutinho, Audrey Macêdo de Carvalho
Ler artigo

Educação a distância concepções dos alunos de biologia das Faculdades Jorge Amado

Joilma da Silva Almeida
Ler artigo

Educação ambiental estratégias de sensibilização ao consumo sustentável nos setores administrativos de um hospital particular de Salvador Ba

Maria Cicília Caldas Barbosa
Ler artigo

Entomofauna associada ao sub-bosque de um fragmento de Mata Atlântica, no município de Cruz das Almas Bahia.pdf

Liane Santos Sales Souza
Ler artigo

Estudo de parâmetros químicos nas águas do Rio Imbassaí no trecho do município de Dias DÁvila Ba

Necival Santos Gomes, George Aguiar da Silva, Astério Ribeiro Pessôa Neto
Ler artigo

O espaço escolar como um promotor das boas práticas em relação ao reuso do lixo

Mariana Baraúna Bacelar Bispo, Rejane Alves da Silva, Astério Ribeiro Pessôa Neto
Ler artigo

ANO 4 | V. 1 | N. 4 | JAN - DEZ 2008

A etnoecologia das marisqueiras da comunidade de Praia Grande, Ilha de Maré, Salvador-Ba

Diogo Fernando Gramacho de Moura, Aristotelino Osvaldo dos Santos Neto, Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Anorexia e bulimia avaliação da percepção de alunos do ensino fundamental de Salvador

Arlene Varjâo Soares, Luciana Fernandes Braga Lima
Ler artigo

Aspectos sócio-ambientais do trabalho cooperado na comunidade de Canabrava, Salvador-Ba Estudo de caso sobre a Cooperbrava

Liliane Tavares Santos, Lívia Juçara Sales, Sandra Regina Nascimento dos Santos
Ler artigo

Coleta seletiva do lixo uma estratégia de desenvolvimento sustentável na comunidade de Canabrava Salvador, Bahia

Maria de Fátima Jesus de Araújo, Jeruza de J. Ferreira, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Dados fundamentais para implantação de projeto de conservação ambiental na Mata de Cazuzinha

Liane Santos Sales Souza
Ler artigo

Dispersão e predação de sementes de três espécies de Jatropha l. (euphorbiaceae) da Caatinga, Semiárido do Brasil

Edinaldo Luz das Neves, Blandina Felipe Viana
Ler artigo

Empreendimentos imobiliários em remanecentes de Mata Atlântica na região da Paralela, Salvador Ba uma abordagem socioambiental

Luciana Menezes da Silva, Cláudio de Aragão Ramos, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Fontes e poços de água da Ilha de Maré, Salvador Ba Aspectos históricos, geográficos, socioculturais e físicoquímicos

Michele Silva Macêdo Machado, Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Levantamento de concepções sobre teratogênese e seus agentes em uma amostra de gestantes no bairro da Liberdade Salvador, Bahia

Lívia Juçara Sales, Luciana Maria Menezes Leite, Camila Magalhães Pigozzo, Maili Correia Campos, Valter Forastieri Cova
Ler artigo

O lixo na praia de São Tomé Salvador, Bahia

Eliana Brandão Leite, Karla Campos Moreira, Virgília Cerqueira Santos
Ler artigo

Valorização cultural para uma proposta de gestão ambiental

Suzimara Evangelista Santos
Ler artigo

ANO 5 | V. 1 | N. 5 | JAN - DEZ 2009

A faculdade de ciências da educação da UNTLl na percepção dos estudantes

Paulo Sarmento Pinto, Erivelto Rodrigues Teixeira, Maria Goreti Amboni Stadtlober
Ler artigo

A utilização do lítio no transtorno afetivo bipolar e seus efeitos adversos, evidenciando a ataxia cerebelar

Rejane Conceição Santana, Loane Viana Marques Neves, Robson Paixão Souza
Ler artigo

Análise físicoquímica e bacteriológica da água de poços localizados próximo ao cemitério da comunidade de Santana, Ilha de Maré Salvador, Bahia

Eliana Brandão Leite
Ler artigo

Aspectos socioculturais e ambientais relacionados à presença do cemitério na comunidade de santana Ilha de Maré Salvador, Bahia

Virgília Cerqueira Santos
Ler artigo

Avaliação do desempenho dos docentes do curso de especialização de ecologia e intervenções ambientais

Maurício Guimarães Guedes, Ramiro Moradillo Mello
Ler artigo

Avaliação sumária da implantação da educação ambiental no exército brasileiro o caso da escola de administração do exército (ESAEX)

Roberto V. Maciel dos Santos
Ler artigo

Avanços e perspectivas para o diagnóstico da leucemia linfóide aguda

Tereza Joelma Barbosa Almeida
Ler artigo

Coleoptera cursores de solo como indicadores de recuperação florestal

Josenilton Alves Sampiao, Genésio Tâmara Ribeiro, Favízia Freitas de Oliveira, Synara Mattos Leal
Ler artigo

Conhecimentos dos moradores da Ilha de Maré acerca dos recursos naturais numa abordagem histórica

Ayane de Souza Paiva*
Ler artigo

Contribuição das disciplinas do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais da unijorge para a formação profissional dos estudantes da primeira turma

Henrique Jesus de Souza
Ler artigo

Diferenças na composição florística entre a borda e o interior de um remanescente urbano de Mata Atlântica do 19° batalhão de caçadores Salvador, Bahia

Maíra Fróes de Oliveira dos Santos, André Luiz da Costa Moreira, Erivaldo Pereira Queiroz, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Síndromes de dispersão de frutos e sementes do fragmento urbano (19º bc) de Mata Atlântica Cabula Salvador, Bahia

André Luiz da Costa Moreira, Erivaldo Pereira Queiroz, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Síndromes de polinização em fragmento urbano de Mata Atlântica do 19° batalhão de caçadores Cabula Salvador, Bahia

Maíra Fróes de Oliveira dos Santos, Erivaldo Pereira Queiroz, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Técnicas de manejo e sustentabilidade da palmeira attalea funifera martius piaçava da Bahia estudo de caso em Massarandupió, Litoral Norte Bahia

Rosane Oliveira Barreto
Ler artigo

ANO 6 | V. 1 | N. 6 | JAN - DEZ 2010

ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM UMA ÁREA DE MARISCAGEM DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Júlia Veiga Santana, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE LANCHES (CACHORROS QUENTES) COMERCIALIZADOS NAS PROXIMIDADES DE TRÊS HOSPITAIS DA CIDADE DE SALVADOR BA

Josilene de Jesus Souza, Lilian Leyve Barbosa Marinho, Rejane Conceição Santana
Ler artigo

ANUROFAUNA DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA EM LAURO DE FREITAS - BAHIA

Hugo Estevam de A. Coelho, Rodrigo Serafim Oliveira
Ler artigo

ASPECTOS ATUAIS E CONSIDERAÇÕES BIOÉTICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TALIDOMIDA EM PESSOAS ACOMETIDAS PELA HANSENÍASE NO BRASIL E SUA AÇÃO TERATOGÊNICA

Isabela Ichihara de Barros, Shirlei Cristina Moreira, Lilia Maria de Azevedo Moreira
Ler artigo

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO NA ORLA MARÍTIMA DA CIDADE DE SALVADORBAHIA

Adriana Santos da Silva, Leoneide Gomes Viana Galvão, Juliana Cantalino dos Santos, Maili Correia Campos
Ler artigo

CISTICERCOSE EM QUATRO LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Maria Luiza Cintra dos Santos Cerqueira, Liziane Martins
Ler artigo

COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DE QUATRO TURMAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SALVADOR (BAHIA), SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

Luiz Américo Souza Boaventura, Liziane Martins, Ana Cláudia de Jesus Magalhães
Ler artigo

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES PARA A ABORDAGEM DO TEMA ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS LIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Valter Forastieri, Liziane Martins
Ler artigo

ESTUDO PRELIMINAR DO CICLO REPRODUTIVO DA POPULAÇÃO DE Iphigenia brasiliana (Lamarck, 1818) (BIVALVIA, DONACIDAE) NA BAÍA DE GUARAPUÁ, CAIRU BAHIA

Patrícia Petitinga Silva, Marlene Campos Peso-Aguiar, Gabriel Ribeiro
Ler artigo

INVENTÁRIO DAS ESPÉCIES DE ABELHAS (HYMENOPTERA, APIFORMES) DO CAMPUS DA UFBA (ONDINA), SALVADOR, BA DADOS PRELIMINARES III

Aline Vieira de Carvalho Santana, Favízia Freitas de Oliveira
Ler artigo

O EMBRIÃO HUMANO PODE SER CONSIDERADO UMA PESSOA DESDE A SUA FORMAÇÃO QUAL O RESULTADO DA POTENCIALIDADE VERSUS A POSSIBILIDADE

Antônio de Souza Batista
Ler artigo

O ETNOCONHECIMENTO SOBRE OS RECURSOS FLORESTAIS DA ILHA DE MARÉ E SUAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ayane de Souza Paiva, Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Maria Luiza Cintra dos Santos Cerqueira, Liziane Martins
Ler artigo

OCORRÊNCIA DE DOENÇAS EM CORAIS NO BRASIL

Vivian Vasconcellos, Ruy K. P. Kikuchi, Valter Forastieri
Ler artigo

PERCEPÇÃO DOS MORADORES DOS BAIRROS SABOEIRO E CABULA A RESPEITO DA MATA DO CASCÃO, SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Ingrid Rebecca Torres Magalhães, Camila de Jesus Pereira, Nádia Amália Lordello Baraúna, Robson Santa Cruz Costa, Edinaldo Luz das Neves
Ler artigo

ANO 7 | V. 1 | N. 7 | JAN - DEZ 2011

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO

Vanessa dos Anjos dos Santos, Liziane Martins
Ler artigo

ABORDAGENS DE SAÚDE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I INDICADOS PELO PNLD 2010

Vanessa dos Anjos dos Santos, Liziane Martins
Ler artigo

AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DOS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA UTILIZADA PARA IRRIGAÇÃO, NO RIACHO DO CASCÃO, SALVADOR BA

Thiago Mariano de Almeida, Ricardo de Oliveira Barros, David Castro Miñan, Diego Passos Viterbo, Francisco Pereira da Silva Conceição, Caio de Santana Silva, Edinaldo Luz das Neves
Ler artigo

CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA E COMUNIDADES FITOPLANCTÔNICAS DA REPRESA DO CASCÃO - SABOEIRO - SALVADOR-BA

Sérgio Ricardo Senna de Alcântara, Léa Maria dos Santos Lopes Ferreira, Oberdan Caldas de Oliveira
Ler artigo

DIFICULDADES DE ATENDER NA ÍNTEGRA A RESOLUÇÃO CONAMA 35705 NO ESTADO DA BAHIA

Rogério dos Santos Teixeira, Juliana Vieira Barbosa da Conceição, Magda Beretta, Valter Forastieri Cova
Ler artigo

EFICÁCIA ANTIBIÓTICA NO COMBATE ÀS BACTÉRIAS CAUSADORAS DE INFECÇÕES BUCAIS EM INDIVÍDUOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CATU, BAHIA

Ricardo de Oliveira Barros, Liziane Martins
Ler artigo

ESPACIALIZAÇÃO DO CARAMUJO DA ESPÉCIE Biomphalaria Glabrata DO CÓRREGO DA LAGOA DO PARQUE DE PITUAÇU, SALVADOR -BA

Rogério dos Santos Teixeira, Elizangela Gomes Lima, Júlia Veiga Santana, Consuêlo Ferreira da Cruz, Sergio Ricardo Senna de Alcântara, Helmut Schwarzelmüller
Ler artigo

MODELANDO A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA POTENCIAL DE ESPÉCIES VEGETAIS ARBÓREAS INDICADORAS DE MATAS CILIARES DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL

Henrique Jesus de Souza
Ler artigo

OFICINAS DE CIÊNCIAS NO 19º BATALHÃO DE CAÇADORES (SALVADOR, BAHIA) SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Taís Soares Macedo, Joicelene Regina Lima da Paz, Rosiléia Oliveira de Almeida, Lia da Costa Alvin Alvarenga, Patrícia Petitinga Silva
Ler artigo

PERCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO TIMOR LESTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

André Luiz da Costa Moreira, Umberto Euzebio
Ler artigo

ANO 8 | V. 2 | N. 8 | JUL - DEZ 2012

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DAS PRAIAS DE AREMBEPE E GUARAJUBA, CAMAÇARI BA

Maria Aline de Oliveira, Liziane Martins
Ler artigo

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DE Lontra longicaudis (OLFERS, 1818) (Carnivora Mustelidae) EM CATIVEIRO DO INSTITUTO MAMÍFEROS AQUÁTICOS (IMA) SALVADOR BA

Aline Tosta Roque, Cintia Pereira, Júlia Veiga Santana, Maria Verônica Santos Aragão, Renata Souza Tosta Gomes, Thalita Dias, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS PARA QUEBRA DA DORMÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE SEMENTES DE Delonix regia Rafin (Fabaceae)

Priscila Sales Rodrigues, André Luiz da Costa Moreira, Rosana de Carvalho Cristo Martins
Ler artigo

COMPARAÇÃO DA ENTOMOFAUNA COLETADA POR ARMADILHAS COLORIDAS DE ÁGUA EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA E DOIS ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS, BAHIA

Joicelene Regina Lima da Paz, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL DO URSO DE ÓCULOS Tremarctos ornatus EM CATIVEIRO NO ZOOLÓGICO DE SALVADORBA

Elizangela Gomes Lima, Rogério dos Santos Teixeira, Consuêlo Ferreira da Cruz, Sergio Ricardo Senna de Alcântara, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

DIVERSIDADE DA TAXOCENOSE DE BIVALVIA NO MESO E INFRALITORAL DA PRAIA DA RIBEIRA, SALVADOR BA

Lilian Leyve Barbosa Marinho, Josilene de Jesus Souza, Patrícia Petitinga Silva
Ler artigo

INTERAÇÕES ENTRE PREDADORES E POLINIZADORES E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOS EM BYRSONIMA MICROPHYLLA A. JUSS

Jeferson Gabriel da Encarnação Coutinho, Leonardo Stabile, Blandina Felipe Viana
Ler artigo

LEVANTAMENTO DA MALACOFAUNA BENTÔNICA DE COSTÕES ROCHOSOS DO MESOLITORAL DA PRAIA DE PLATAFORMA, BAHIA

Joicelene Regina Lima da Paz, Mayanne Jesus Oliveira, Patrícia Petitinga Silva
Ler artigo

SAMAMBAIAS DO PARQUE ZOOBOTÂNICO GETÚLIO VARGAS, SALVADOR, BAHIA BA

Thaís Machado Aguiar, Luiz Armando de Araújo Góes-Neto, Taís Soares Macedo
Ler artigo

ANO 9 | V. 1 | N. 9 | JAN - DEZ 2013

A INFLUÊNCIA DO DETERMINISMO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DOS FATORES EPIGENÉTICOS PARA A VARIEDADE DE ORIENTAÇÕES SEXUAIS UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

Valter Forastieri Cova, Liziane Martins
Ler artigo

A INFLUÊNCIA DO REDUCIONISMO GENÉTICO NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A VARIEDADE DE ORIENTAÇÕES SEXUAIS

Valter Forastieri Cova, Liziane Martins
Ler artigo

ANÁLISE DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ATAS DE EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Grégory Alves Dionor, Reynan Leal Ferreira, Liziane Martins3
Ler artigo

CONSTRUINDO SIGNIFICATIVAMENTE O ENSINO DA CIÊNCIA

Leonardo Diego Lins
Ler artigo

EDUCAÇÃO EM SAÚDE É POSSÍVEL ADENTRAR A ESCOLA

Reynan Leal Ferreira, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins
Ler artigo

ETOGRAMA DE FLAMINGO CHILENO, PHOENICOPTERUS CHILENSIS(PHOENICOPTERIFORMES, PHOENICOPTERIDAE),EM CONDIÇÃO DE CATIVEIRO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO GETÚLIO VARGAS

Dhiego da Mota Herculano, Maurício Ádames Barbosa Santos, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

SISTEMA AGROECOLÓGICO UMA VIA ALTERNATIVA E FUTURA

Laís Borges Pereira de Santana, Valter Forastieri
Ler artigo

ANO 10 | V. 2 | N. 10 | JAN - DEZ 2014

Caracterização dos erveiros(as) e das plantas sagradas vendidas nas feiras livres de Salvador

Maria Aparecida José de Oliveira, Andreia Oliveira de Sant’Ana, Maria Lenise Silva Guedes, Lidia Maria Pires Soares Cardel
Ler artigo

Cemitério Municipal de São Francisco visão crítica sobre as condições das necrópole de Salvador

Camila Sampaio Rangoni
Ler artigo

Comportamento de forrageio da Xylocopa cearensis ducke 1910, em população de Comolia ovalifolia dc trina em um ambiente de restinga, Salvador BA

Nanci Fortes Freire, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Dispersão de sementes de Xylopia sericea A. St. Hill. (Annonaceae) em um fragmento urbano de Mata Atlântica, Salvador Ba

Wilton dos Santos Gonçalves, Vanesa Farias Tosta, Camila Magalhães Pigozzo, Edinaldo Luz das Neves
Ler artigo

Ecologia da polinização de Comolia ovalifolia dc Triana (melastomataceae) em ambiente de restinga, Salvador BA

Raquel de Cerqueira Domingos, Jacqueline Almeida de Carvalho, Nanci Fortes Freire, Wemerson Brandão Moreira, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Exigência e cumprimento do código florestal brasileiro referente à área de reserva legal em imóveis rurais da mesorregião do Centro Norte Baiano

Ane Fonseca Sá Calafange, Valter Forastieri
Ler artigo

Ocorrência de Euglossa leucotricha (Hymenoptera, Apidae) na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil

Eduardo Freitas Moreira, Edinaldo Luz das Neves, Blandina Felipe Viana
Ler artigo

Possível solução para o problema da poluição no Rio Camarajipe em Salvador mediante o uso de macrófitas aquáticas

Erick Vinicius Santos Ferreira, Filipe Mateus Cruz Pereira, Igor Arruda Souza, Leonardo Antonelli Nascimento de Jesus
Ler artigo

Riqueza e abundância de abelhas (hymenoptera, apidae, apinae, euglossini) em um remanescente urbano de Mata Atlântica do Município de Salvador, Bahia, Brasil

Rafaela Lorena da Silva Santos, Camila Magalhães Pigozzo, Edinaldo Luz das Neves
Ler artigo

ANO 11 | V. 1 | N. 11 | JAN - DEZ 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FASE PRÉ-OPERACIONAL: uma experiência no Parque das Dunas, Salvador, Bahia

Renata Souza Tosta Gomes, Brisa dos Santos Santana
Ler artigo

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ENTOMOFAUNA NOTURNA EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ITUBERÁ, BAHIA, BRASIL

Wagner Pereira Silva, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

USO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO ESTIMULO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ANIMAL EM CAMUNDONGOS DE LINHAGENS PIGMENTADAS E NÃO PIGMENTADAS

Andréa Rocha Oliveira, Enée Pereira Gottschalk Morais, Ivanildo Gama, Lilian Leyve Barbosa Marinho, Tiago Braga Souza Albuquerque, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

MORFOLOGIA E BIOLOGIA FLORAL DE TIBOUCHINA BRADEANA RENNER (MELASTOMATACEAE), UMA ESPÉCIE COM POLINIZAÇÃO VIBRÁTIL

Laene Silva Araujo, Edinaldo Luz das Neves, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ZONEAMENTO BIOLÓGICO DE UM COSTÃO ROCHOSO DA PRAIA DO FAROL DE ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Bruna Ramos Tosta, Ana Letícia dos Santos Lima, Daiane Costa Alves, Bárbara Tatiane da Silva, Cristiano Moreira Pinto, Milena Souza Mendes, Thaynara Gomes Miranda, Sirlene Conceição de Oliveira, Guilherme da Silva Gomes, Marcus Vinicius Peralva Santos
Ler artigo

ANO 12 | V. 2 | N. 12 | JAN - DEZ 2016

INVESTIGAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise sobre uso de questões sociocientíficas nas atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec)

Lucas Vinícius Ferraz Santos Castro, Nathália Miranda, Liziane Martins
Ler artigo

ENTREGA VOLUNTÁRIA DE AVIFAUNA SILVESTRE NO CETAS DE SALVADOR BAHIA

Bárbara Tatiane da Silva Franco* Josiano Torezani, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

PERCEPÇÃO DOS MORADORES SOBRE A PRESENÇA DE POMBOS COLUMBA LIVIA (GMELIN, 1789) EM AMBIENTES URBANOS E IDENTIFICAÇÃO DE PARASITAS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS AOS HUMANOS OBTIDOS DE AMOSTRAS DE EXCRETAS DE POMBOS NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA

Evelin Santos Oliveira, Deise Maria Andrade
Ler artigo

ZONEAMENTO BIÓLOGICO DE COSTÕES ROCHOSOS NA PRAIA DE ITAPUÃ, SALVADOR-BAHIA

Ramon Silva de Oliveira, Valéria de Santana Cajueiro, Marcus Vinicius Peralva Santos
Ler artigo

O QUE SABEMOS SOBRE AS SÍNDROMES DE DISPERSÃO DE SEMENTES EM ÁREAS DE RESTINGA BRASILEIRAS?

Alex dos Santos Laurentino, André Luiz da Costa Moreira, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

SITUAÇÃO DO RESGATE DE FAUNA PARA O CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES (CETAS) DE SALVADOR/BA EM 2015

Cristiano Moreira Pinto, Josiano Torezani, Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ANO 13 | V. 1 | N. 13 | JAN - DEZ 2017

Uso de Técnicas de Falcoaria no Amansamento de Carcará (Carcara plancus) em Cativeiro: estudo de caso

Valéria de Santana Cajueiro
Gabriel Mahmud Almeida Sady
Jéssica Mignac Guiotti
Ramon Silva de Oliveira
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO DE UM FRAGMENTO DE RESTINGA, NO LITORAL NORTE DA BAHIA

Ana Letícia dos Santos Lima
Camila Magalhães Pigozzo
Alessandra Argolo ES Carvalho
Ler artigo

Propostas Didático-Pedagógicas para a Educação em Saúde: análise crítica de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec)

Nathália da Silva Miranda
Liziane Martins
Lucas Vinicius Ferraz Santos Castro
Ler artigo

Atuação do Enfermeiro em Unidade de Terapia Internsiva Neonatal

Elenilda Nunes da Silva
Francine Erika de Oliveira Brito
Samylla Maira Costa Siqueira
Ler artigo

Percepção dos Alunos de uma Escola Municipal do Distrito de Bom Jesus dos Pobres - BA Sobre a Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV)

Edilene Passos de Jesus
Evelin Santos Oliveira
Ler artigo

Avaliação de Laudos Citopatológicos de Mulheres Atendidas em Unidades Públicas de Saúde no Sul da Bahia

Evelin Santos Oliveira
Jamerson Silva dos Santos
Gênova Ramos de Oliveira
Júlia Reimão Mello dos Santos
Natália Brandão Neves Moreira
Elício Souza de Oliveira Júnior
Ler artigo

TRABALHO COLABORATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOCIOCULTURALMENTE REFERENCIADAS: O RIGOR NA ANÁLISE QUALITATIVA DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Ayane de Souza Paiva
Rosiléia Oliveira de Almeida
Ler artigo

Quais Razões Estimulam a Criação Amadora de Passeriformes Silvestres no Estado Bahia?

Ramon Silva de Oliveira
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Percepção da População de Salvador Sobre o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas

Gisele Santos Cosme Lima
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ANO 14 | V.2 | N.14 | JAN - DEZ 2018

INVENTÁRIO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES FANEROGÂMICAS NÃO ARBÓREAS DE UM FRAGMENTO FLORESTAL DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Jean Nascimento dos Anjos
Alessandra Argôlo do Espírito Santo Carvalho
Ler artigo

ESTUDO MICROPALEONTOLÓGICO E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DA PAJUÇARA, MACEIÓ (ALAGOAS-BRASIL)

Flávia Bahia de Carvalho Farias
Marcus Vinícius Peralva Santos
Márcia Lima de JesusRamon Silva de Oliveira
Ler artigo

COMUNIDADE DE MELIPONÍNEOS (HYMENOPTERA: APIDAE: MELIPONINI) VISITANTES FLORAIS DE ALPINIA NUTANS (L.) ROSCOE (ZINGIBERACEAE) EM UM REMANESCENTE URBANO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, BAHIA

Gabriel dos Santos Ferreira
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

BESOUROS DA FAMÍLIA CERAMBYCIDAE (INSECTA: COLEOPTERA) DO ACERVO ENTOMOLÓGICO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (DADOS PRELIMINARES)

Gabriel dos Santos Ferreira
Kelmo Luis Ramos da Mota
Romero de Jesus Nazare
Favízia Freitas de Oliveira
Ler artigo

MOSCAS APHAMARTANIA SCHINER, 1866 (DIPTERA: ASILIDAE) X ABELHAS EULAEMA (APEULAEMA) MOURE, 1950 (HYMENOPTERA: APIDAE): QUEM É QUEM?

Eric Jó Moura Lopes
Francisca Piñeiro-Passos
Bárbara Raíssa Santos Pereira
Romero de Jesus Nazaré
Favízia Freitas de Oliveira
Ler artigo

DIETAS ARTIFICIAS PARA CRIAÇÃO DE IMATUROS DE DÍPTEROS DE IMPORTÂNCIA FORENSE

Fernanda Pamponet
Daniele Santos Lopes
Anna Carolina Soares
Jefferson França
Janine Oliveira Melo
Paulo David Santana
Priscila Boaventura
Torriceli Souza Thé
Favízia Freitas de Oliveira
Ler artigo

DERMESTES MACULATUS DEGEER, 1774 (COLEOPTERA: DERMESTIDAE): PRAGA NAS COLEÇÕES DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA BAHIA

Francisca Piñeiro-Passos
Eric Jó Moura Lopes
Bárbara Raíssa Santos Pereira
Romero de Jesus Nazaré
Favízia Freitas de Oliveira
Ler artigo

DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL DE CARIAMA CRISTATA (LINNAEUS, 1766) (GRUIFORMES: CARIAMIDAE) EM CATIVEIRO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO GETÚLIO VARGAS EM SALVADOR, BAHIA

Gabriel dos Santos Ferreira
Tainan da Silva Sousa
Larissa Oliveira dos Santos
Vinícius Cavalcante da Hora
Beatriz Reis Santos
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL E SEUS EFEITOS ADVERSOS NO CORPO HUMANO

Manuela Mércia de Souza Rodrigues
Isabella Primo dos Anjos
Marcus Vinicius Peralva Santos
Keina Maciele Campos Dourado
Ler artigo

A CANABRAVA NA ILHA DE MARÉ: IMPORTÂNCIA CULTURAL DAS PRÁTICAS ARTESANAIS

Ana Queila Neves Santana
Ayane de Souza Paiva
Rosiléia Oliveira de Almeida
Edinaldo Luz das Neves
Ler artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM FORMAS MAIS GRAVES DE MICROCEFALIA POR ZIKA VÍRUS QUANDO COMPARADO À SÍNDROME DA RUBÉOLA CONGÊNITA

Michele de Jesus Santana
Évelin Santos Oliveira
Ler artigo

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES BIOGÊNICOS DO TOPO RECIFAL DE GUARAJUBA – LITORAL NORTE, BAHIA

Marcus Vinicius Peralva Santos
Simone Souza de Moraes
Maili Correia Campos
Ler artigo

DIVERSIDADE POLÍNICA EM ABELHAS VISITANTES DE SENNA QUINQUANGULATA (RICH.) H.S. IRWIN & BARNEBY (FABACEAE) EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ALAGOINHAS-BA

Isabella Fiuza da Silva
Luciene Cristina Lima e Lima
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

APIFAUNA VISITANTE FLORAL EM REMANESCENTE FLORESTAL DE AMÉLIA RODRIGUES, BAHIA

Lívia Raquel de Sousa Silva
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ANO 15 | V. 1 | N. 15 | JAN - DEZ 2019

CONSERVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA AVIFAUNA DA ECORREGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL

Jean Nascimento dos Anjos
Diego Fernandes Miranda
Juliana Moraes Ferreira
Ler artigo

OCORRÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PARTICULARES EM SALVADOR - BA

Charles Caldas Calmon
Camila Magalhães Pigozzo
Évelin Santos Oliveira
Ler artigo

A IMPORTÂNCIA DA DOSAGEM DE ESTROGÊNIO PARA O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER EM MULHERES

Claudio Lacerda de Souza
Iana Cruz dos Santos
Ler artigo

FLORA VISITADA POR ABELHAS EM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA DE AMÉLIA RODRIGUES, BAHIA

Jean Nascimento dos Anjos
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

INFLUÊNCIA DA LUA NO COMPORTAMENTO ANIMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Ananda Moreira Faislon Cruz
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ANO 16 | V. 1 | N. 16 | JAN - DEZ 2020

CONSERVAÇÃO DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS DO PARQUE EM REDE DE PEDRA DE XANGÔ, SALVADOR- BAHIA

Valdenir Barbosa de Souza
Raphael Rodrigues Rocha
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

ALÉM DOS ÓBITOS POR COVID-19: UMA ANÁLISE SOBRE AS MORTES POR CAUSAS NATURAIS DURANTE OS PRIMEIROS SEIS MESES DE PANDEMIA NO BRASIL

Naiane de Cristo Lopes
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

AVES DE RAPINA DA CIDADE DE SALVADOR (BA): CONDICIONAMENTO À OCUPAÇÃO URBANA

João Victor Cardoso Fernandes
Camila Santos da Silva
Fernando Pires dos Santos
Camila Magalhaes Pigozzo
Ler artigo

BEIJA-FLORES DA REGIÃO NORDESTE REGISTRADOS NA PLATAFORMA WIKIAVES

Camila Santos da Silva
João Victor Cardoso Fernandes
Camila Magalhaes Pigozzo
Ler artigo

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS: APA DA AVENIDA ASSIS VALENTE, SALVADOR, BAHIA

Josan Do Nascimento Souza
Camila Magalhães Pigozzo
Ler artigo

Expediente

Conselho Editorial

Edinaldo Luz das Neves
Camila Magalhães Pigozzo
Alessandra Argolo Espírito Santo Carvalho

Conselho Científico

Alessandra Selbach Schnadelbach - UFBA
Ana Paula Guimarães - IFBA
César Roberto Goes Carqueija - FTC
Domingos Cardoso - UFBA
Doriedson Ferreira Gomes - UFBA
Eduardo José dos Reis Dias - UFS
Evelin Oliveira - UNIJORGE
Éverton Nery Carneiro - UNEB
Fabiana Oliveira da Silva - UFS
Francisco Kelmo Silva - UFBA
Gilson Correia de Carvalho Carvalho - UFBA
Lazaro B Silva - UFBA
Lidice Almeida Arlego Paraguassu - IFBA
Luciana Aragão - CBTC/Hospital São Rafael
Maise Silva Santana dos Santos - FTC
Marilia Dantas e Silva - IFBA
Nádia Roque - UFBA
Rosiléia Oliveira de Almeida - UFBA
Simone Moraes – UFBA
Viviane Matos Galvão - IMES/BA
Jaqueline Figueredo Rosa - IFBA
Fabiana Regina Nonato - UNICAMP

Núcleo de Publicação

Alessandra Argolo Espírito Santo Carvalhoo
Uilson Menezes Santos Passos

Revisão

Alessandra Argolo Espírito Santo Carvalho

Desenvolvedor Web

Igo Candeeiro

Assistente de Marketing

Verena Oliveira

CANDOMBÁ
Revista eletrônica da UNIJORGE
ISSN: 1809-0362
UNIJORGE - CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
As opiniões contidas nessa revista são de exclusiva
responsabilidade de seus autores
[email protected]

® Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado
Todos os direitos reservados - All rights reserved